Técnicas e Tratamentos

Terapia de Ondas de Choque

Os benefícios da terapia de ondas de choque extra-corporal (ESWT) já são estudados desde a década de 70 do século XX nomeadamente no tratamento de cálculos renais, mas que tem vindo a revelar-se de grande interesse na área da Medicina Física e de Reabilitação. É uma terapia não invasiva, que recorre aos benefícios da percussão mecânica com aplicação local a frequências e intensidades variáveis. Os diversos estudos realizados ao longo dos anos evidenciam benefícios na circulação sanguínea nas zonas onde é aplicada, contribuindo para desinflamação de tecidos. Nos últimos 10 anos, esta técnica tem visto avanços tecnológicos significativos, resultante da informatização dos equipamentos, permitindo um controlo cada vez mais preciso da sua aplicação. A ComCorpus disponibiliza esta técnica desde o inicio da sua actividade em 2015, contando já com mais de 2 milhares de pacientes acompanhados nesta terapêutica.

Viscossuplementação

Uma técnica relativamente recente, injeta um preparado de ácido hialurónico no interior da articulação do joelho. O ácido hialurónico é uma substância natural encontrada no líquido sinovial, a qual actua como um lubrificante da articulação melhorando a viabilidade das células cartilagíneas. Esta técnica não tem contraindicações relevantes como, por exemplo, acontece com os corticoides.

As pessoas com osteoartrose têm uma concentração menor do que o normal de ácido hialurónico nas suas articulações, pelo que a viscosuplementação pode ser uma opção terapêutica para indivíduos com esta patologia.

Desde 2019, a ComCorpus começou a complementar esta técnica com recurso a equipamento ecográfico, o qual permite acrescentar um novo nível de precisão a esta intervenção.

Hidroterapia

A Hidroterapia em contexto de reabilitação, é um recurso com grande utilidade terapêutica. Fazendo uso da flutuabilidade do corpo Humano, o paciente pode iniciar treinos de marcha colocando muito menos peso sobre a articulação a reabilitar. Outra vantagem do meio aquático é a resistência que oferece ao movimento, permitindo um grande numero de exercícios de fortalecimento muscular, recorrendo simplesmente à resistência da agua. Aos benefícios já mencionados, juntamos ainda os benefícios termoterapêuticos relacionados com a temperatura da agua. A ComCorpus tem piscinas de hidroterapia idênticas, com temperatura regulada, nas instalações da Av. Sacadura Cabral e Mouzinho da Silveira, contando também com balneários para que possa equipar-se comodamente para a utilização destes equipamentos.

Mesoterapia

Trata-se de uma técnica médica que consiste em injetar medicamentos em doses muito baixas, entre a epiderme e a derme, o mais perto possível do local a tratar, com o mínimo de efeitos indesejáveis, sem envolver outras áreas do organismo. A técnica de Mesoterapia tem sido aplicada com objetivos terapêuticos, nomeadamente no tratamento de dor e inflamação local. É um método de tratamento que está indicado em várias áreas da medicina, incluindo tratamentos em doenças reumatismais e medicina desportiva.

Apesar de também ser usada em diversas áreas da medicina estética, a ComCorpus apenas utiliza esta técnica no âmbito da Medicina Física e de Reabilitação e da Medicina Desportiva

Avaliação Isocinética

A avaliação isocinética, é uma ferramenta extremamente importante para avaliar o desempenho muscular. Este exame é feito através de um dinamómetro isocinético computadorizado. Permite a recolha de dados precisos sobre a capacidade muscular e possíveis desequilíbrios. Com base nestes relatórios, o médico especialista, elabora programas de reabilitação eficazes.

Este exame é ainda pouco utilizado em Portugal sendo habitualmente mais utilizado no meio desportivo. No entanto, a sua importância é relevante para a reabilitação física pré e pós-operatória e para a monitorização da evolução dos programas de reabilitação/treino definidos. O exame isocinético pode ainda ser utilizado como instrumento de treino, relevante para desportistas profissionais ou recreativos, que queiram potenciar as suas capacidades.

TECAR Terapia

Trata-se de uma tecnologia que tem vindo a ganhar adesão em alguns países, consiste essencialmente na passagem de correntes de alta frequência através dos tecidos alvo (sejam ligamentos, músculos, articulações, ). Esta passagem de corrente pode ser atérmica ou, na maioria dos casos, térmica onde se provoca o aquecimento generalizado da área afectada (sendo que o calor não é aplicado de fora para dentro, é intrínseco). Paralelamente ao efeito da passagem de corrente, a TECAR terapia é aplicada com a massagem da área afectada, potenciando o efeito de ambos os procedimentos, na redução de inflamações, relaxamento muscular, redução de edemas, e analgesia.

Pág. 1 de 2

ComCorpus

A ComCorpus procura manter toda a informação presente neste site devidamente actualizada, no entanto, para se manter a par de todas as novidades, siga-nos nas redes sociais:

Contactos

  • Email: info (@) comcorpus.pt
  • Geral: +351 214 010 733
  • Marquês de Pombal
    Rua Mouzinho da Silveira, 34C
    1250-167 Lisboa
  • Sacadura Cabral
    Av. Sacadura Cabral, 26
    1000-250 Lisboa