A Lesão Desportiva
Vivemos atualmente numa sociedade fisicamente mais ativa em comparação com o passado, variando desde a prática de exercício físico amador, ao desporto profissional coletivo ou individual.
No decorrer da atividade física, qualquer indivíduo está suscetível à lesão, que pode ser motivo de incapacidade, dependendo do seu contexto, localização e gravidade.
De forma generalizada podemos dividir as lesões desportivas em lesões agudas e em lesões por sobrecarga/over use.
- No caso das lesões agudas salientam-se os macrotraumas. Descrevem-se como eventos únicos e violentos, com início súbito e mecanismo de lesão próprio. E associam-se, mais frequentemente, aos desportos de equipa envolvendo contacto físico como é o caso, por exemplo, do futebol, basquetebol ou rugby.
- As lesões por sobrecarga / overuse são caracterizadas por se prolongar no tempo, uma vez que ocorrem por microtraumas graduais e progressivos. Relacionam-se com a solicitação constante das estruturas, por exemplo, através de um gesto técnico específico que não é realizado corretamente ou até mesmo por fatores externos como o uso de calçado impróprio. Este tipo de lesão associa-se a todos os desportos que envolvam um tipo de treino maioritariamente aeróbio como é o caso, por exemplo, da corrida de fundo, ténis e ciclismo.
Podemos subdividir as lesões desportivas de acordo com o tecido afetado, em lesões de tecidos moles, onde se incluem as lesões de ligamento, músculo e tendão e em lesões esqueléticas, onde se incluem as lesões do osso.
Tanto a carga de treino como a adaptação são fatores essenciais na prevenção de lesões. Procure a melhor solução e elimine fatores externos que o possam colocar em risco de lesão, tais como: condições climatéricas, hidratação, alimentação, tipo de superfície na prática desportiva e até o descanso.
Salientamos a importância do conhecimento dos seus limites e da aquisição de noções básicas de treino, de modo a realizar adaptação progressiva ao esforço. Em caso de lesão, aconselhamos vivamente à procura de uma equipa multidisciplinar diferenciada, que lhe permita o retorno célere à sua atividade física ou desportiva.
O tratamento de uma lesão desportiva não deve se iniciar sem uma avaliação médica inicial, dispondo a ComCorpus um vasto corpo clínico, que irá assegurar a comunicação adequada entre o médico e o fisioterapeuta que acompanhará o paciente. Poderão ser prescritos exames e análises para melhor identificação da patologia. Para realizar sessões de fisioterapia na ComCorpus, deve realizar previamente a sua consulta de Medicina Física e de Reabilitação ou de Medicina desportiva com um Médico Fisiatra da nossa equipa.
Se precisa de tratamento para lesões desportivas, entre em contacto com as nossas Clínicas de Fisioterapia em Lisboa.