Lesões Musculares dos Isquiotibiais

As lesões mais comuns no desporto

Lesões Musculares dos Isquiotibiais

As lesões musculares são as lesões mais comuns no Desporto, sendo que, por exemplo no Futebol, representam cerca de 45% do total de lesões.

Neste contexto, a lesão dos isquiotibiais é a mais comum, sendo o bicípete femoral o músculo mais frequentemente lesado. Os isquiotibiais dividem-se em bicípete femoral, semitendinoso e semimembranoso. A sua função muscular é de flexão do joelho e extensão da anca.

Existem várias classificações para as lesões musculares. A classificação da British Athletics Muscle Injury divide as lesões musculares pela extensão da lesão (grau 0 a 4) e pelo local da mesma (a, b e c). Assim, temos:

  • Grau 0: resultado clínico positivo, resultado imagiológico negativo:
    • Grau 0a: lesão miofascial com foco neuromuscular lesional;
    • Grau 0b: lesão miotendinosa com foco neuromuscular lesional.
  • Grau 1: lesão muscular de pequena dimensão (menos de 10% do músculo ou menos de 5cm longitudinais):
    • Grau 1a: lesão miofascial de pequena dimensão;
    • Grau 1b: lesão na junção miotendinosa de pequena dimensão.
  • Grau 2: lesão muscular de média dimensão (entre os 10% e os 50% ou entre 5cm e 15cm longitudinais):
    • Grau2a: lesão miofascial ou no ventre muscular de média dimensão;
    • Grau 2b: lesão na junção miotendinosa de média dimensão;
    • Grau 2c: lesão tendinosa inferior a 50% ou 5cm longitudinais.
  • Grau 3: lesão muscular severa (mais de 50% do músculo ou mais de 15cm longitudinais):
    • Grau 3a: lesão miofascial ou no ventre muscular de grande dimensão;
    • Grau 3b: lesão na junção miotendinosa de grande dimensão;
    • Grau 3c: lesão tendinosa superior a 50% ou superior a 5cm.
  • Grau 4: lesão muscular completa (100%):
    • Grau 4c: lesão tendinosa completa ou avulsão.

Causas e fatores de risco

A maioria deste tipo de lesões ocorre durante o sprint. Como tal, é percetível que seja mais comum em desportos que envolvam aceleração, desaceleração e mudança de direção de forma repetida.

Os fatores de risco das lesões musculares são: lesão anterior, composição e arquitetura muscular, idade e raça (fatores não modificáveis) e comprimento do músculo, desequilíbrios musculares, fadiga, lesão lombar associada, défice de aquecimento pré-exercício, défice de flexibilidade e tensão muscular aumentada (fatores modificáveis).

Tratamento

A reabilitação é variável consoante o grau de lesão e o local da mesma e pode ser dividida em várias fases. Numa fase aguda, a aplicação do gelo e compressão é aconselhada, juntamente com terapia manual ao longo de uma sessão de fisioterapia. Numa fase sub-aguda, deve-se introduzir os exercícios isométricos e excêntricos leves, não descuidando a terapia manual, a diatermia (TECAR) e TENS (eletroterapia). Quando não houver dor à contração excêntrica e à palpação, deve-se introduzir então o treino de força máxima com foco na fase excêntrica do exercício. Assim que os sintomas desaparecerem e os testes de força muscular, muitas vezes com apoio de uma avaliação isocinética, indicarem valores de défices inferiores a 20%, é altura de se introduzir a corrida e, depois do trabalho de ginásio e de campo especializado estiver concluído, é altura de fazer o retorno à prática desportiva, através de um programa personalizado.

Se precisa de tratamento para Lesões Musculares dos Isquiotibiais, entre em contacto com as nossas Clínicas de Fisioterapia em Lisboa.

Patologias

A Lesão Desportiva Tendinite Entorse do Tornozelo
Lesões Musculares dos Isquiotibiais
Rotura do Tendão de Aquiles Síndrome do Túnel do Tarso Cotovelo do Golfista ou Epitrocleíte Entorse no joelho Lombalgia ou Dor Lombar Lesões da coifa dos rotadores Periostite tibial ou Canelite Fascite plantar Artrite e Reumatismo Tendinopatia do Tendão de Aquiles Trocanterite ou Bursite trocantérica ou Síndrome doloroso do grande trocânter Tenossinovite de Quervain Escoliose Torcicolo Epicondilite
Acordos
Fale Connosco

Telefone 214 010 733 *
info@comcorpus.pt
* – Custo de chamada para a rede fixa nacional

PT
PT

A visita ao nosso site implica a concordância com os nossos Termos Legais, incluindo o uso de «cookies».

Ok