Periostite tibial ou Canelite
A periostite tibial (ou canelite) refere-se a dores na parte inferior das pernas que pode derivar de várias causas, mas que é tipicamente causada por atividades de corrida ou caminhada vigorosa.
A dor pode surgir na parte anterior ou posterior da perna abaixo do joelho. A aplicação de gelo, a administração de analgésicos e a prática de exercícios de alongamento podem ajudar.
A aplicação de forças de impacto repetitivas nas pernas durante atividades de corrida ou caminhada vigorosa pode sobrecarregar os músculos e tendões das pernas e causar dores na tíbia. A rotação excessiva do pé para fora na perna (supinação) pode também causar ou agravar a periostite tibial.
A dor pode surgir a parte externa anterior da perna ou na parte interna posterior da mesma. A dor causada por uma periostite tibial surge tipicamente no início da atividade, mas diminui posteriormente à medida que a atividade continua. A princípio, a dor só se manifesta imediatamente após o calcanhar tocar no chão, ao correr ou caminhar. Quando a pessoa continua a correr, a dor surge a cada passo, acabando por se tornar constante. A dor geralmente desaparece com repouso.
Logo aos primeiros sinais deve ser acautelada a situação. Muitas vezes os médicos conseguem diagnosticar o problema com base na avaliação médica através consulta de Medicina Física e de Reabilitação ou Medicina Desportiva com um Médico Ortopedista ou Fisiatra da nossa equipa.
Tratamento de periostite tibial
- Fazer repouso
- Reabilitação. Os exercícios são iniciados logo de forma progressiva até a total recuperação do paciente ao longo das sessões de Fisioterapia.
A corrida deve ser interrompida até não causar qualquer dor. A aplicação de gelo e a utilização de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) podem aliviar a dor. O condicionamento pode ser mantido por meio de exercícios alternativos, tais como natação.
Assim que a dor da tíbia começar a desaparecer, deve ser praticados exercícios para alongar e fortalecer os músculos das pernas, como um exercício em que se sustenta um balde pela alça no pé. Estes exercícios são importantes para evitar a recorrência. Utilizar calçado de apoio com contrafortes de calcanhar rígidos e apoios para o arco do pé e evitar corrida constante em superfícies inclinadas ou duras pode ajudar a prevenir a recorrência de periostite tibial.
Para finalizar a Fisioterapia, devem ser realizados exercícios que simulem o gesto técnico lesional de forma a aproximar o mais possível à atividade do paciente, antes de lhe ser dada alta médica.
Se precisa de tratamento para a Periostite tibial ou Canelite, entre em contacto com as nossas Clínicas de Fisioterapia em Lisboa.