Síndrome do Túnel do Tarso
O túnel do tarso é um túnel osteofibroso situado atrás e abaixo do maléolo interno. As estruturas que se apresentam dentro do túnel do tarso são o tendão do tibial posterior, o tendão do longo flexor dos dedos, a artéria e veia tibial posterior, o nervo tibial posterior e o tendão do longo flexor do hálux. O síndrome do túnel do tarso é uma neuropatia de compressão do nervo tibial posterior ou de um dos seus ramos, dentro do túnel do tarso.
Etiologia
O síndrome do túnel do tarso pode ocorrer por fatores intrínsecos, fatores extrínsecos, ou uma combinação dos dois. Os fatores intrínsecos incluem: osteófitos, retináculo hipertrófico, tendinopatia e lesões ocupantes de espaço, tais como, gânglios, lipomas e tumores. Os fatores extrínsecos incluem: trauma direto, calçado apertado, pé varo ou valgo, edema generalizado dos membros inferiores (gravidez, congestão venosa), artropatia inflamatória sistémica, diabetes e cicatrizes pós-cirúrgicas. As etiologias mais comuns podem ser classificadas em: lesões ocupantes de espaço, deformidades do pé e lesões traumáticas.
Sintomas
O sintoma predominante da síndrome do túnel do tarso é a dor localizada diretamente sobre o túnel do tarso com irradiação para a planta do pé. Outros sintomas comuns são ardor e/ou parestesias na região plantar do pé com exacerbação no período noturno. Os sintomas poderão agravar-se em atividades como permanecer na posição ortostática ou andar por tempo prolongado.
Tratamento
Dependendo da etiologia, o tratamento poderá ser conservador ou cirúrgico, sendo que o tratamento conservador poderá incluir repouso, fisioterapia, modificações das atividades, alteração do calçado, medicação anti-inflamatória, analgésicos ou medicação específica para controlo da dor neuropática. A fisioterapia é recomendada e inclui exercícios de alongamento e fortalecimento para os músculos extrínsecos e intrínsecos do pé, exercícios de mobilização neural, aplicação de ligaduras, crioterapia, manipulação da articulação, massagem e ultrassom (eletroterapia). Se a intervenção conservadora não aliviar os sintomas, a intervenção cirúrgica poderá ser considerada ou apenas a Viscossuplementação ou PRP – Plasma Rico em Plaquetas em procedimentos ecoguiados.
Se precisa de tratamento para o Síndrome do Túnel do Tarso, entre em contacto com as nossas Clínicas de Fisioterapia em Lisboa.