Exercício Físico é Medicina
A área da medicina física e reabilitação tem evoluído nos últimos anos para uma abordagem assente no exercício clínico como principal método de intervenção, sobrepondo-se às estratégias precedentes sobre a forma de terapias passivas.
A que se deve esta mudança e quais as respetivas vantagens para a população geral?
A prática isolada de exercício físico tem-se demonstrado muito eficaz na redução de sintomas diretamente relacionados com patologias ou distúrbios do foro músculo-esquelético. De facto, muito raros aparentam ser os casos para os quais esta poderá não ter benefícios. Quando comparada com intervenções exclusivamente passivas ou mesmo intervenções mistas nenhuma apresenta resultados superiores relativamente à diminuição de sintomas/melhoria do quadro clínico.
Os sintomas característicos de uma patologia músculo-esquelética são normalmente indicados como dor persistente, défices de mobilidade e/ou força muscular. A prescrição de exercício clínico é o único método de intervenção para o qual existe evidência científica consistente representativa de uma melhoria significante e estável.
No entanto, apesar de qualquer tipo de atividade física ser benéfica quando comparada com uma ausência total de atividade, é consensual a necessidade de acompanhamento por parte de um profissional qualificado, de modo a que prescrição seja individualizada, programada e progredida conforme a condição base do indivíduo, principalmente quando este apresenta limitações funcionais derivadas de patologias ou distúrbios músculo-esqueléticos.
É fundamental que o exercício físico seja feito de forma correta, a tendência natural do ser humano é proteger a zona lesionada, fazendo que o exercício possa agravar a patologia. Precisamente por isso que a Fisioterapia baseada em exercício requer um acompanhamento personalizado e a prescrição adequada feita por médicos habilitados para o efeito.
O tratamento de uma lesão desportiva deve iniciar-se com uma avaliação médica
A ComCorpus dispõe de um vasto corpo clínico, para assegurar a coordenação entre o médico e o fisioterapeuta. Por vezes pode ser necessária a prescrição de exames e análises para melhor identificação da patologia. Para realizar sessões de fisioterapia na ComCorpus, deve realizar previamente a sua consulta de Medicina Física e de Reabilitação ou de Medicina desportiva com um Médico Fisiatra da nossa equipa.