Exercício Físico é Medicina

Exercício Físico é Medicina

A área da medicina física e reabilitação tem evoluído nos últimos anos para uma abordagem assente no exercício clínico como principal método de intervenção, sobrepondo-se às estratégias precedentes sobre a forma de terapias passivas.

A que se deve esta mudança e quais as respetivas vantagens para a população geral?

A prática isolada de exercício físico tem-se demonstrado muito eficaz na redução de sintomas diretamente relacionados com patologias ou distúrbios do foro músculo-esquelético. De facto, muito raros aparentam ser os casos para os quais esta poderá não ter benefícios. Quando comparada com intervenções exclusivamente passivas ou mesmo intervenções mistas nenhuma apresenta resultados superiores relativamente à diminuição de sintomas/melhoria do quadro clínico.

Os sintomas característicos de uma patologia músculo-esquelética são normalmente indicados como dor persistente, défices de mobilidade e/ou força muscular. A prescrição de exercício clínico é o único método de intervenção para o qual existe evidência científica consistente representativa de uma melhoria significante e estável.

No entanto, apesar de qualquer tipo de atividade física ser benéfica quando comparada com uma ausência total de atividade, é consensual a necessidade de acompanhamento por parte de um profissional qualificado, de modo a que prescrição seja individualizada, programada e progredida conforme a condição base do indivíduo, principalmente quando este apresenta limitações funcionais derivadas de patologias ou distúrbios músculo-esqueléticos.

É fundamental que o exercício físico seja feito de forma correta, a tendência natural do ser humano é proteger a zona lesionada, fazendo que o exercício possa agravar a patologia. Precisamente por isso que a Fisioterapia baseada em exercício requer um acompanhamento personalizado e a prescrição adequada feita por médicos habilitados para o efeito.

O tratamento de uma lesão desportiva deve iniciar-se com uma avaliação médica

A ComCorpus dispõe de um vasto corpo clínico, para assegurar a coordenação entre o médico e o fisioterapeuta. Por vezes pode ser necessária a prescrição de exames e análises para melhor identificação da patologia. Para realizar sessões de fisioterapia na ComCorpus, deve realizar previamente a sua consulta de Medicina Física e de Reabilitação ou de Medicina desportiva com um Médico Fisiatra da nossa equipa.

Especialidades Médicas

Exercício Físico é Medicina
Fisioterapia Fisioterapia Geriátrica Ortopedia e Traumatologia Reabilitação Desportiva Medicina Desportiva Recuperação Pós-Cirurgia Ortopédica Hidroterapia Nutrição Clínica e Desportiva Viscossuplementação PRP – Plasma Rico em Plaquetas Ácido Hialurónico Mesoterapia TECAR Terapia Avaliação Isocinética Terapia de Ondas de Choque Procedimentos Ecoguiados Eletroterapia Programas Personalizados
Acordos
Fale Connosco

Telefone 214 010 733 *
info@comcorpus.pt
* – Custo de chamada para a rede fixa nacional

PT
PT

A visita ao nosso site implica a concordância com os nossos Termos Legais, incluindo o uso de «cookies».

Ok