Tenossinovite de Quervain

Inflamação dos tendões do polegar

Tenossinovite de Quervain

Uma tenossinovite de Quervain é uma inflamação dos tendões do longo abdutor do polegar e do curto extensor do polegar, na zona onde intersectam uma bainha fibrosa denominada primeiro compartimento extensor do punho.

Causas

Esta lesão é provocada, geralmente, por um número excessivo de repetições de mobilização do polegar ou por múltiplos traumatismos diretos na zona da apófise estilóide do rádio. Todos os movimentos que exijam pegar em algum objeto podem ser desencadeadores desta patologia.

Tenossinovite de QuervainSintomas

O sintoma mais comum é a dor localizada à face externa do punho e, por vezes, ligeiro edema. A dor é agudizada com a mobilização do punho para desvio cubital, com o punho cerrado e o polegar em adução e flexão.

Tratamento

Na fase aguda a preocupação deve ser o alívio da sintomatologia. O tratamento conservador deve passar por:

  • Paragem da atividade desportiva ou laboral que provocava os movimentos repetidos ou traumáticos;
  • Crioterapia e eletroterapia nos primeiros dias.

Nas sessões de Fisioterapia, o alívio sintomático é o primeiro foco do fisioterapeuta e do doente, realizando:

  • Massagem transversal profunda nos tendões lesados;
  • Massagem de relaxamento dos músculos periarticulares;
  • Alongamento;
  • Contrações musculares isométricas dos músculos lesados e dos adjacentes.
  • Quando suportado, devem ser introduzidos exercícios de fortalecimento muscular com foco na fase excêntrica do movimento.

Após o alívio da sintomatologia, o foco deve ser no ganho de uma boa base muscular, capaz de sustentar os movimentos que constituíram a causa da lesão.

Na fase final da reabilitação, a aproximação dos exercícios à realidade desportiva ou laboral deve ser realizada, preferencialmente se apoiado por um programa personalizado. Assim, teremos a certeza que o paciente está pronto para ter alta médica com risco reduzido de ter uma lesão recidiva ou de ter um retrocesso em todo o processo aquando o seu regresso completo à sua atividade.

Se precisa de tratamento para a Tenossinovite de Quervain, entre em contacto com as nossas Clínicas de Fisioterapia em Lisboa.

Patologias

A Lesão Desportiva Tendinite Entorse do Tornozelo Lesões Musculares dos Isquiotibiais Rotura do Tendão de Aquiles Síndrome do Túnel do Tarso Cotovelo do Golfista ou Epitrocleíte Entorse no joelho Lombalgia ou Dor Lombar Lesões da coifa dos rotadores Periostite tibial ou Canelite Fascite plantar Artrite e Reumatismo Tendinopatia do Tendão de Aquiles Trocanterite ou Bursite trocantérica ou Síndrome doloroso do grande trocânter
Tenossinovite de Quervain
Escoliose Torcicolo Epicondilite
Acordos
Fale Connosco

Telefone 214 010 733 *
info@comcorpus.pt
* – Custo de chamada para a rede fixa nacional

PT
PT

A visita ao nosso site implica a concordância com os nossos Termos Legais, incluindo o uso de «cookies».

Ok