Trocanterite ou Bursite trocantérica ou Síndrome doloroso do grande trocânter

Dor na face externa da anca

Trocanterite ou Bursite trocantérica ou Síndrome doloroso do grande trocânter

O grande trocânter é uma saliência óssea na face externa da anca, onde se inserem os tendões dos músculos glúteos minor e médio.

A trocanterite é o nome vulgarmente utilizado para caracterizar dor nesta região, que pode ocorrer por diversos motivos, pelo que síndrome doloroso do grande trocânter é a designação mais correta.

Trocanterite ou Bursite trocantérica ou Síndrome doloroso do grande trocânter

Causas

Entre as causas estão a tendinopatia e a inflamação da bursa trocantérica, estrutura gelatinosa que tem como função minimizar o atrito entre as estruturas ósseas e tendinosas.

Estima-se que tenha uma incidência entre de 1.82 e 5.63 por 1000/ano e é mais prevalente nas mulheres do que nos homens, com um ratio de 4:1 segundo alguns estudos.

Diagnóstico

O diagnóstico é baseado na localização da dor (face externa da anca) e apreensão à palpação do grande trocânter, associando-se a outros sinais e sintomas como a dor ao estar deitado sobre a anca afetada, de perna cruzada, ou após períodos prolongados em pé em apoio sobre a perna afetada.

A ecografia confirmará o diagnóstico e indicará a sua causa.

A avaliação médica inicial, apoiada com um ecógrafo no momento da consulta, habilitará corpo clínico da ComCorpus a assegurar a comunicação adequada entre o médico e o fisioterapeuta que acompanhará o paciente.

Tratamento

O tratamento conservador baseia-se na resolução do processo inflamatório, com repouso e medicação anti-inflamatória e modificação da atividade.

A fisioterapia é essencial neste processo, podendo utilizar modalidades terapêuticas tais como o ultra-som, laser ou TENS (eletroterapia) como agentes analgésicos e anti-inflamatórios. No entanto a evidência aponta para os benefícios da melhoria da performance neuromuscular, adaptando as cargas das estruturas musculares e tendinosas. Deverão ser alongados os rotadores externos, abdutores e flexores da anca e fortalecidos os músculos da região glútea.

A injeção local com corticosteroides através de um procedimento ecoguiado e as ondas de choque poderão ser necessários.

Se precisa de tratamento para a Trocanterite ou Bursite trocantérica ou Síndrome doloroso do grande trocânter, entre em contacto com as nossas Clínicas de Fisioterapia em Lisboa.

Patologias

A Lesão Desportiva Tendinite Entorse do Tornozelo Lesões Musculares dos Isquiotibiais Rotura do Tendão de Aquiles Síndrome do Túnel do Tarso Cotovelo do Golfista ou Epitrocleíte Entorse no joelho Lombalgia ou Dor Lombar Lesões da coifa dos rotadores Periostite tibial ou Canelite Fascite plantar Artrite e Reumatismo Tendinopatia do Tendão de Aquiles
Trocanterite ou Bursite trocantérica ou Síndrome doloroso do grande trocânter
Tenossinovite de Quervain Escoliose Torcicolo Epicondilite
Acordos
Fale Connosco

Telefone 214 010 733 *
info@comcorpus.pt
* – Custo de chamada para a rede fixa nacional

PT
PT

A visita ao nosso site implica a concordância com os nossos Termos Legais, incluindo o uso de «cookies».

Ok